Humanização

Para iniciar falando sobre humanização, primeiro precisamos entender o que é este termo tão usado atualmente no segmento de saúde, não só por profissionais, mais também por pacientes que a cada dia se tornam mais exigentes.

Podemos definir Humanização como a forma de tratamento de outras pessoas, ou seja, tratar as pessoas como gostaríamos de ser tratados, com respeito, cuidado e atenção.

Na área de saúde a humanização é de extrema importância, pois é atualmente o maior deferencial de uma instituição para a outra.

Todo gestor precisa ter o cuidado de que toda sua equipe esteja agindo com humanização, realizando um atendimento humanizado e não é só verificando um setor e ver que ele tem este diferencial e sim toda a sus instituição, e precisa sempre  mandar seus funcionários realizarem um curso de qualidade e humanização, esta ação é feita com continuidade através de programas de educação continuada.

Não podemos apenas nos preocupar com o paciente, precisamos nos preocupar também com seus familiares, pois são de fundamental importância no processo de escolha de serviços médicos, pois sabemos que na maioria das vezes são os familiares que fazem a escolha do serviço de saúde, devida a incapacidade momentânea do paciente.

Existem gestores que nunca fizeram uma visita se quer à algum paciente, não se preocupando com o que ele precisa e do que ele necessita.

Um simples gesto, uma simples palavra a um paciente que está internado e/ou em fase terminal é muito importante tanto para sua cura ou para ele ter uma morte digna se sentindo alguém especial neste momento crítico de sua vida.

A área de súde não lida com objetos e sim com pessoas, que tem sentimentos, todos os profissionais de  uma instituição precisam agir de forma humanizada, desde o pessoal de higiene e limpeza até a diretoria e presidência.

A humanização precisa ser passada desde pequeno, através de simples gestos e ser aprimorada ao londo dos anos, os cursos para formação de profissionais de saúde precisam mudar a sua forma de ensinar, não colocando o médico, o profissional de saúde, como o intocável, colocando-o acima dos pacientes, este conceito pracisa ser mudado, o mais rápido possível, para que tenhamos profissionais que gostem do que fazem e não o fazem apenas por dinheiro ou por necessidade.

Podemos fazer o seguinte, perguntar a um profissional de saúde, principalmentemédico, pergunte a ele o seguinte:

Imaginemos a seguinte situação, são 2 horas da manhã você de plantão a mais de 8 horas em uma emergência de um hospital, chega um paciente que após a análise clínica, você verifica que o problema dele é uma gripe e que ele poderia ter esperado até o dia seguinte para ser atendido por atendimento ambulatorial, como você procederia o atendimento? Continuaria atendendo de forma humanizada? Atendendo da forma correta, fazendo todos os procedimentos necessários?

Com certeza na grande maioria dos profissionais de saúde, perderiam a paciência e mudariam sua forma de atendimento, fato que não acontecerá se desde a sua formação, soubesse o que é um atendimento humanizado, colocando o paciente sempre em primeiro lugar, deixando de escolher a profissão de saúde por dinheiro e até por falta de opção e fazer por vocação e amor ao próximo.

Pode até parecer difícil atender de forma humanizada, mas quando se faz com amor, dedicação ao trabalho e a vida de uma pessoa, se torna fácil e daqui a pouco todos os seus atendimentos serão humanizados e você passará a fazer sem notar a diferença.



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